PT
ENG
MENU
PRODUTOS
Sika e Putzmeister são ambos fabricantes que ocupam, posições cimeiras a nível global; reconhecidos pelas décadas de inovação; pioneirismo e qualidade dos seus produtos.
A Sika actualmente detém uma presença a nível mundial; com subsidiárias em 84 países. Fundada em 1910 por Kaspa Winkler; que projectou o primeiro produto Sika na mesma data. A empresa assistiu a um boom de crescimento após a Segunda Guerra Mundial, inaugurando diversos escritórios pelo mundo.
Putzmeister fundada em 1958 é actualmente reconhecido como um fabricante especialista em equipamento a nível mundial com sede em Aichtal, Alemanha.
Em 2003, atendendo à vasta área de aplicação, a Putzmeister AG e a companhia química suíça Sika, formaram uma aliança estratégica ; direccionada para o sector de túneis e minas; com o objetivo de desenvolver a tecnologia de projeção de concreto. Uma aliança que uniu experiência com conhecimento da tecnologia de equipamentos de projeção de concreto e aditivos químicos para shotcrete. A fusão da experiência e do conhecimento de ambas as empresas conduziu à excelência da tecnologia do concreto projetado. Trabalhando com Sika, Putzmeister mantém-se na vanguarda da inovação de processos e tecnologia química.
O betão projectado foi utilizado com sucesso pela primeira vez em 1914.
Quando os avanços na escavação são limitados e condicionados pelas características geológicas dos terrenos, o betão projectado torna-se num factor de extrema importância, quanto á segurança e estabilidade dos terrenos.
Tem sido utilizado nos mais diversos campos da construção, tal como em piscinas, recuperação de fachadas, em fundações, na estabilização de taludes, em canais de irrigação, revestimento e sustimento de túneis rodoviários e ferroviários e em minas de um modo geral.
Processos de projecção de betão:
- via seca
- via semi-húmida
- via húmida
Para cada aplicação existe á partida uma definição exacta do traço de betão a utilizar e que, deve tomar em linha de conta, a configuração e tipo de superfície a revestir, o equipamento a utilizar, a resistência de acabamento, mínima reflexão ou rejeição, manutenção do slump ao longo do transporte e aplicação.
O betão projectado pode ser aplicado sobre qualquer inclinação de terreno, uma vez que se torna auto suportável.
Na projecção por via seca ou semi-húmida, são normalmente utilizadas as bombas de rotor ALIVA AL – 237, AL – 257 e ou AL – 267.
Na projecção por via húmida, são utilizadas as bombas de rotor AL – 257, AL – 267 e a de pistão PM 702.
A dosagem de aditivos é efectuada através de bomba doseadora AL – 403.3 e AL – 403.6, com um caudal de 30 a 700 L/h.
Em túneis e ou em locais com áreas de projecção de maiores dimensões são utilizados os ROBOTS de PROJECÇÃO com comando á distância, SPM 4210 equipados com bomba PM 1507 e os SPM 500, equipados com bomba PM 1810, estes últimos com maior capacidade de produção e de alcance, tanto o SPM 4210 como o SPM 500 podem ainda ser equipados com compressor.
Um dos fatores essenciais na investigação realizada por ambas as empresas, no âmbito da aliança estabelecida, passa pela redução do ricochete durante o processo de projeção do concreto, que necessita uma mistura equilibrada de concreto e aditivos, uma pressão de ar correta na cabeça de projeção, assim como um fluxo de concreto constante. Já no processo de projeção via húmida, o ricochete pode ser reduzido a mínimos e a contribuição da máquina para essa redução de ricochete aumenta a cada ano.
Outra área investigação; resultante da aliança entre a Sika e a Putzmeister é a automatização do processo de projeção de betão de modo a poder aumentar a produtividade da obra.
Maquinter de Portugal © 2015. Todos os direitos reservados. WEB DESIGN Rui Barba